top of page

Planejamento

Atualizado: 14 de mai. de 2020




Você já deve ter assistido aquele filme “Tropa de Elite 1”, meu marido é da área militar então eu já assisti no mínimo umas três vezes.


Quando eu estava pensando no tema deste post eu lembrei daquela aula super animada (#soquenão) em que o ator Wagner Moura – Capitão Nascimento – explicava o “conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie, em inglês strategy, em alemão strategie, em italiano strategia, em espanhol estrategia [...]".


E por que eu lembrei dessa cena? Porque tudo que fazemos em nossas vidas deve ter um PLANEJAMENTO, uma estratégia e isso não seria diferente quando estudamos para concursos públicos ou temos algum objetivo traçado.


Todo novo concurseiro tem a pergunta pronta para recém aprovados, mas como você estudava? Qual método utilizava? Como se eu houvesse uma fórmula mágica a ser revelada.

Infelizmente essa fórmula não existe. #tragoverdades


No último concurso da magistratura para o TJSC uma grande amiga minha foi aprovada e eu acompanhei a trajetória dela por volta de uns quatros anos. É claro que eu também perguntei como ela estudava, inclusive enquanto ela ainda estava estudando, pois eu via o progresso constante dela.


Junto com essa minha amiga mais vinte e poucas pessoas foram aprovadas e, surpreendam-se, cada um estudava de uma forma, alguns liam doutrina, outros focavam mais na lei seca, alguns trabalhavam, outros “só estudavam”, resumindo há inúmeras formas de alcançar a tão almejada aprovação.


O que diferencia os aprovados são o PLANEJAMENTO e, principalmente, a CONSTÂNCIA nessa estratégia.


Quantas vezes – principalmente no começo do ano – você organizou o seu material de estudo, separou a matéria que seria estudada por dia, mas não permaneceu nessa estratégia por 1 (um) mês? Seja sincero!


O planejamento é extremamente importante, você precisa ler o edital e separar as matérias pertinentes (como vimos no post anterior), inclusive por ordem de importância, mas você precisa ir além.


É necessário que você tenha uma estratégia para beeeem antes de abrir o edital, assim quando ele abrir você pode dar aquela animada e apertar o botão de energia extra.


Se você chegou até aqui achando que eu iria dizer qual é esse planejamento ou estratégia, desculpe-me. Mas esse planejamento depende única e exclusivamente de você, pois só você sabe a sua rotina, a quantidade de horas em que você assimilará bem o conteúdo, as matérias que são mais difíceis, a necessidade de pausas, tudo isso é individual.


Repete comigo: IN-DI-VI-DU-AL.


O planejamento necessário, a estratégia definida e a constância nesses dois fatores farão com que você alcance o seu objetivo.


E como o post é sobre planejamento e aqui temos vida real, às vezes o planejamento não dá tão certo como traçamos e temos que adaptá-lo. No fim do ano passado meu marido sofreu uma lesão no joelho e passou (está passando) pelo processo de recuperação, razão pela qual tive que sumir um pouco daqui para conseguir me dedicar um pouco mais à vida pessoal.


Compartilhe com a gente sua estratégia e planejamento de estudos aqui nos comentários! Não esqueça de clicar no coração ♥️ logo abaixo, é muito importante para todos nós aqui do Blog Minutos de Direito.


Até mais!

Leia mais Conteúdos da Colunista Patrícia:




472 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page