Estudar para Concurso - Por onde eu começo?




Bom, inicialmente é preciso escolher a carreira ou pelo menos uma direção do que você irá seguir, por isso se você ainda está na faculdade é o momento de estagiar, seja de forma remunerada ou mesmo como voluntário.


Ninguém perguntou, mas já vou dar a minha #dicadeouro: aproveite para fazer estágio no máximo de lugares que surgirem (ou que você criar) oportunidades, como escritório de advocacia, no Judiciário Estadual ou Federal, Ministério Público, Procuradoria de Justiça, Polícia Civil ou Militar.


Por exemplo, alguém imaginaria que a Mariana já estagiou na Polícia Civil? Sim, não é #fakenews. A Mari estagiou lá quando cursava a faculdade de psicologia.


A Faculdade de Direito abre uma imensidão de leques, saia do convencional e busque diversificar o seu estágio, o fato de trabalhar no lugar e conhecer o dia a dia daquela instituição fará com que você não gaste tempo e energia estudando para um concurso que não faz o seu estilo.


É possível iniciar a vida de concurseiro já na vida acadêmica, nessa fase é possível focar em concurso de nível médio e até alguns de nível superior, como analista, por exemplo, pois não basta passar, tem que aguardar a nomeação e, às vezes, até lá você já se formou!


Se você já é formado seja bem-vindo ao seleto grupo de mais de 1.000.000 (isso mesmo, você não leu errado, um milhão) de pessoas também formadas em DIREITO.


Não desanima! Os melhores terão seu espaço ao sol!


Retomando, se você já é formado deve ter uma ideia de qual área deseja seguir ou ao menos as matérias que tem mais afinidade – não dá de prestar concurso para Delegado da Polícia Civil e não gostar de Direito Penal, odiar Previdenciário e fazer concurso para o INSS, e assim por diante –, com isso em mente dá de excluir alguns concursos.


De qualquer forma, pense grande! Mesmo que você ainda não tenha os três anos de atividade jurídica, alguns concursos exigem esse tempo, se o seu desejo é Magistratura foque desde o início nesse concurso.


Carreira escolhida, etapa seguinte: edital.


Você sabia que todo concurso é aberto através de um edital da instituição que o está promovendo? E esse edital é a “lei” que vai regulamentar todo o processo.


Parênteses, é incrível – e triste – a quantidade de pessoas que se inscrevem e prestam concurso público sem nunca ter lido um edital daquela carreira, e aí ficam perguntando: Tem até quando para se inscrever? A prova será de manhã ou de tarde? Pode usar caneta preta e azul?


Todas essas informações possivelmente estarão no edital daquele concurso ou em posteriores editais/comunicados.


Por isso: LEIA ATENTAMENTE o edital da carreira escolhida, se ele não está aberto no momento consulte o anterior, é bem provável que seja similar ou mesmo igual ao próximo.


Lá no edital você vai encontrar todas as informações importantes, inclusive o que estudar #mistérioresolvido. Além disso, talvez já contenha um cronograma com data das provas, as etapas em que aquele concurso irá se desenvolver, período da inscrição, se pode usar caneta preta e azul (na dúvida leve 2 pretas e 2 azuis, quem nunca teve que pedir caneta preta emprestada para o coleguinha concurseiro não sabe o que é emoção e gratidão #sougrata).


O próximo que irei prestar é o LVII Concurso de Promotor de Justiça Substituto de Minas Gerais (não pergunte para mim ou para o coleguinha se passou na primeira fase, se eu/ele tiver passado, não tenha dúvidas você e mais a torcida do Maracanã irão saber, #obrigadadenada).


Tomando como exemplo o MPMG, o edital prevê que o concurso se desenvolverá em 5 etapas, constituindo:

  • 1ª etapa – Prova Preambular, de caráter eliminatório e classificatório;

  • 2ª etapa – Provas Especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;

  • 3ª etapa – Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário;

  • 4ª etapa – Provas Orais, de caráter eliminatório e classificatório;

  • 5ª etapa – Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.


Assim, com a leitura do edital é possível se planejar, focar os estudos além da prova preambular e por aí vai.


Tarefa do dia para os concurseiros: escolha a carreira foco do estudo e leia o edital do último concurso, com uma rápida busca no GOOGLE você encontra facilmente.


No próximo post vou falar sobre planejamento.


Dúvidas sobre o edital? Segue lá no INSTRAGRAM @patriciacpaulo e vem bater um papo comigo!


Até mais!


Gostou do conteúdo? Não esqueça de clicar no ❤️pois é muito importante pra gente! Leia os outros posts da Colunista Patrícia!


421 visualizações1 comentário

Rezende & Gonçalves Cursos Ltda. 

CNPJ 33.026.198/0001-31

Rua Rio Grande do Norte, n 1436, sala 1409 - Funcionários - Belo Horizonte/MG

apoio@marianagoncalves.com.br

Contato para suporte: (31)99928-7004

Ler políticas de troca, devolução e reembolso dos Cursos online