Você sabia que as suas palavras representam apenas 7% da suas comunicação?



Que a oratória é uma habilidade essencial para o sucesso profissional nos dias atuais você já sabia. Você provavelmente também sabia que a forma como você se comunica pessoalmente e na rede social faz com que você seja ou não uma referência.

A pergunta é: Você sabia que aquilo que você fala, ou seja, as palavras que você usa, representam apenas 7% daquilo que você realmente comunica?  

O Professor Albert Mehrabian realizou um estudo sobre o tema, a fim de testar o poder do tom de voz e da linguagem corporal quando comparado com o poder das palavras. Ele concluiu que a comunicação se estabelece na proporção: “7-38-55”, sendo as palavras 7%, o tom de voz aplicado 38% e a linguagem corporal 55%.


É importante ressaltar que esta proporção não se aplica incondicionalmente a todo e qualquer contexto, mas especialmente nas situações em que há incoerência entre aquilo que você está falando, o tom da sua voz e a sua linguagem corporal no momento da fala. Nesta situação, a definição de veracidade da informação pelo público se dará na proporção dos percentuais supramencionados. 

Ou seja,  se o seu público identificar que há uma incongruência entre a sua linguagem verbal e a sua linguagem corporal e o tom da sua voz, na maioria das vezes ele dará mais credibilidade à sua comunicação não-verbal. Isso porque as expressões faciais e a forma de falar do orador/comunicador exercem um impacto mais forte do que a mensagem propriamente dita.


Sendo assim, é muito importante que você conheça as técnicas de oratória e desenvolva essa habilidade para melhorar a sua comunicação a cada dia. Uma boa comunicação pode criar oportunidades profissionais que você nunca sequer imaginou.


Gostou do conteúdo?

Não esqueça de clicar no coração logo abaixo.

Quer ler mais sobre o assunto? Veja:




116 visualizações