top of page

Dicas para contratar Advogados

Atualizado: 1 de mar. de 2020


Dicas para contratar advogados
Dicas para contratar advogados

Ser entrevistado para conseguir uma vaga na empresa que você quer trabalhar é sempre algo muito tenso... Óbvio que não seria diferente para advogados.


Resolvi escrever este post pois mais uma vez estou passando por um momento de contratação no escritório... e como é difícil tomar a decisão de escolher um profissional para ocupar uma das cadeiras do escritório.


Talvez você esteja lendo o post sem nunca ter contratado ou pensando em contratar alguém, então você pensa “Mariana, difícil mesmo é ser entrevistado”. Eu sei que não é fácil ser entrevistado, mas perceba: você só precisa chegar (no horário certo) e responder o que te perguntarem! Sei que é tenso, mas depois disso, você apenas espera uma resposta de quem te entrevistou… Imagino o frio na sua barriga, mas a decisão super importante não é sua!


Já parou para pensar o tamanho da importância de escolher alguém que levará o nome do seu escritório com você? A pessoa precisa cumprir diversos requisitos que nem sempre estão apontados no currículo... E em uma ou duas entrevistas você precisa perceber se aquele candidato possui as características sociais e profissionais suficientes para entrar para a equipe.


Podemos chamar as habilidades sociais de Inteligência Emocional e as técnicas podemos chamar de Q.I. O maior conhecedor de inteligência emocional do mundo hoje é Daniel Goleman, ao final do conteúdo indicarei um livro dele para você!


Já contei aqui no blog que estou fazendo MBA em Gestão, finanças e geração de valor, tenho uma matéria que fala sobre formação e gestão de equipe, o professor falou a seguinte frase: “Demore para contratar, seja rápido para demitir.” Uma escolha mal feita, uma pessoa errada em uma equipe, pode destruir muita coisa que você levou tempo para construir. Por isso a importância de contratar bem!


Sempre que eu pesquisava na internet sobre entrevista de emprego o que mais eu encontrava eram conteúdos feitos pensando no candidato... Dicas “super inéditas” de como se portar e responder as perguntas quando está sendo entrevistado: Seja sincero, chegue no horário, use um traje adequado....


Eu queria ter encontrado alguém ou algum conteúdo que falasse pra mim como EU deveria agir como entrevistadora. Dicas de perguntas e coisas que eu deveria perceber no momento da entrevista.... Nunca encontrei um conteúdo assim e por este motivo estou aqui disposta a escrever para você!


Sei que existem várias empresas que vendem o serviço de RH para contratação de equipe, e você poderá contratá-los, mas de verdade, me parece algo para empresas muito grandes, para muitas contratações... não é a realidade da maioria dos escritórios de advocacia no Brasil!


Confesso que fazendo uma análise das minhas contratações dos últimos 5 anos, eu fui uma boa contratante... quase sempre consegui escolher não só bons profissionais como também boas pessoas. Claro que errei algumas vezes também... E esses erros são de doer, você perde tempo, dinheiro e às vezes até cliente!


Ponto importantíssimo para as contratações atuais: Inteligência técnica não é suficiente para que você tenha um bom membro na equipe. Na aula que assisti de Daniel Goleman ele falou que em uma pesquisa que ele mesmo fez no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts - é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo), descobriu que 80% dos formados mais bem sucedidos financeiramente após a formação não eram os melhores alunos da sala e não tinham as melhores notas… Mas são considerados os ex-alunos com maior inteligência emocional.

Muitas vezes o candidato sequer sabe de forma consciente quais são as suas características fortes de inteligência emocional, por este motivo essas informações tão importantes não costumam aparecer no currículo.


Então listarei aqui alguns pontos relevantes para o momento “Meu Deus, eu preciso contratar alguém para minha equipe! O que vou perguntar? O que devo reparar no candidato?”:


Defina o valor que você pode pagar para o novo membro da equipe

Primeiro ponto é ter muito clara a proposta de remuneração. Talvez você queira um advogado contratado ou talvez um associado. Então tome essa decisão. Na contratação da minha primeira Advogada associada eu acertei demais, talvez tenha sido sorte de principiante...


Tinha claro o quanto o escritório poderia pagar e ela topou a aventura de seguir no mercado imobiliário ao meu lado. Passamos mais tempo juntas do que passávamos com nossos familiares, era extremamente importante que nossa relação fosse não só tranquila como também agradável. Eu sou o tipo de profissional que produz de forma mais eficiente quando está em um ambiente harmonioso.


Receba e analise com cuidado cada currículo.

Por conta da minha presença nas redes sociais, toda vez que anuncio que estou abrindo uma vaga para trabalhar no escritório eu acabo recebendo diversos currículos, chega a ser bem difícil analisar cada um deles.


Por isso antes de abrir o primeiro eu listo os requisitos indispensáveis.

“Como assim?”


Um exemplo bem didático para você compreender: Para a vaga de advogado eu preciso que a pessoa tenha inscrição na OAB, logo, todas os candidatos que não possuem inscrição são eliminados e eu não sigo lendo o currículo.


Outro exemplo: Se você possui como clientes empresas internacionais, é necessário que o advogado fale fluente outro idioma, se o candidato não falar você terá que eliminar.

Um erro: Ler todos os currículos sem qualquer filtro inicial. Você vai se perder em meio a tantas informações.


Alguns itens que podem compor sua lista:


  • Distância escritório x casa;

  • Pós graduação;

  • Experiência em algum setor;

  • Idioma;

Em resumo, faça a lista com aquilo que você não pode abrir mão antes de iniciar a busca da candidato ideal.


Liste algumas características de inteligência emocional

Características que você precisa que o novo advogado tenha para entrar e harmonizar com o seu escritório.


Vou listar algumas aqui para te ajudar na reflexão:


  • Autoconsciência;

  • Adaptabilidade;

  • Positividade;

  • Empatia;

  • Consciência organizacional;

  • Influente;

  • Inspirador;

  • Postura de membro de um time ...


Aqui estão algumas das características de um profissional diferenciado e desejado pelo mercado de trabalho.


Hora da entrevista

Eu sempre preferi fazer a entrevista de forma individual, até porque eu não tenho competência técnica para analisar a postura do candidato nas entrevistas em grupo.


O meu maior problema na hora da entrevista sempre foi: O que eu pergunto para ele(a)?

A maior parte das informações profissionais/técnicas estarão no currículo previamente enviado já analisado por você. É claro que nesse momento de análise do currículo você pode acabar te trazendo alguns questionamento específicos para aquele candidato, anote a dúvida e pergunte na entrevista.


Existem informações que estão no currículo mas que vale muito a pena pedir para o candidato contar e outras informações que geralmente não estão listadas e que você não deve deixar de perguntar:


Me conta um pouco do seu histórico de atuação até aqui. Do que mais você se orgulha da sua atuação? Me conte as principais características positivas da pessoa que você mais gostou de trabalhar em equipe até hoje. Descreva em etapas como você estruturaria a resolução de uma demanda de cliente, desde o atendimento até a resolução do conflito. O que pretende estar fazendo ou que posição gostaria de estar ocupando em 3 anos?

Sempre tive problemas com a pergunta nº 5, muitos candidatos respondiam: “Gostaria de já ter sido aprovado no concurso x”. Chegava a me arrepiar. Não me parece adequado contratar para integrar a equipe alguém que tem como principal objetivo: estudar para concurso público. Então preste atenção na resposta do candidato. Óbvio que as coisas mudam, que nada é pra sempre, mas naquele momento você precisa compreender para qual caminho a vida do candidato está indo e perceber se os objetivos dele harmonizam com o trabalho no escritório.


Aqui estão algumas dúvidas.


Espero que tenha te ajudado nesse momento tão importante da sua carreira e do seu escritório.


Te desejo sucesso na contratação.


Compartilhe aqui nos comentários outras dicas e dilemas desse momento!

Sobre a indicação do livro de Daniel Goleman que falei no início do post:


Clique no livro para mais informações



2.002 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page