top of page

Currículo de advogado: Como se candidatar para uma vaga?

A busca por uma oportunidade no mercado advocatício é, na maioria das vezes, um cenário de muita competição. No entanto, é comum que os candidatos não se empenhem o sufici- ente para conseguir uma vaga, pois enviam currículos inadequados.


Por isso, é importante lembrar que a necessidade mostrar sua eficiência começa antes mesmo da contratação, visto que os escritórios entram em contato apenas com aqueles que se destacam quando se candidatam à vaga, seja na abordagem, seja no currículo.


Uma dinâmica que pode ajudar a elaborar um bom currículo é vê-lo, após sua produção, e se perguntar: Você se escolheria?


É necessário muito autoconhecimento para se encaminhar apenas às vagas adequadas à própria capacidade. De nada adianta buscar oportunidades que não estão alinhadas com as habilidades que você tem para oferecer.

Portanto, é melhor focar naquelas as quais você cumpra os requisitos do que criar um perfil genérico, aplicar em diversas possibilidades e contar com a sorte para ser contratado em alguma delas.


Além disso, seja sincero, consigo mesmo e com o escritório, sobre o que você realmente sabe fazer. Lembre-se de não colocar apenas as qualificações acadêmicas, como certifica- dos de cursos e grau, mas também habilidades que estejam ligadas à sua forma de traba- lhar, como agilidade, comprometimento e disciplina.


ESTRUTURA BÁSICA PARA UM BOM CURRÍCULO


Redigir um currículo é um desafio, pois ficamos receosos do que é pertinente ou não colocar nele. Aqui vão algumas dicas para construir o seu:


Ele pode ser dividido em quatro sessões, sendo elas a carta de apresentação, formação acadêmica, experiências profissionais e foto.


1. CARTA DE APRESENTAÇÃO


De modo geral, a carta de apresentação explicita suas habilidades, competências e objeti- vos, o que pode ser feito de modo satisfatório em apenas uma página.


Utilize a estrutura epistolar para fazer essa identificação e não tenha medo de contar a sua história, afinal, este é o momento de deixar claras as suas intenções e justificá-las. Como muitas vezes o currículo é enviado por e-mail, não escreva a carta diretamente em seu corpo, crie um arquivo e anexe.


Tenha esclarecido para si que cartas são textos pessoais, que se comunicam com um in- terlocutor direto, portanto, direcione-se de forma restrita ao escritório/advogado para quem você a está enviando. Não use exatamente o mesmo currículo para diferentes aplicações.


2. FORMAÇÃO ACADÊMICA


Já na segunda página, que explorará sua formação acadêmica, é de extrema importância falar sobre os cursos realizados. Porém, basta colocar aqueles que tenham relação com a atividade pretendida e que sejam indispensáveis.


Além disso, busque estar atualizado. Pouco importa que você foi a um evento há 10 anos atrás, pois é muito provável que a lei já tenha mudado e você já tenha esquecido a maioria dos pontos discutidos nele. Portanto, para que as atividades extras sejam impactantes, é essencial estar sempre se aprimorando.


3. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS


Nesta parte, relate o que você já fez e o que viveu -mas apenas em relação ao tema dese- jado. Nem todas as suas atuações laborais são relevantes para preencher a vaga para qual você está se candidatando, por isso, exponha somente aquelas que podem se relacionar.


Quando se fala sobre experiência profissional, há uma certa tensão para aqueles que ainda não adquiriram nenhuma. Contudo, é necessário manter a calma e lembrar que há, sim, escritórios dispostos a contratar quem ainda não possui experiência.


Neste caso, essa sessão vira basicamente uma extensão da formação acadêmica, mas vale também acrescentar todo e qualquer exercício alusivo à temática da vaga, como par- ticipação em projetos.


4. FOTO


A discussão sobre colocar ou não foto no currículo costuma ser polêmica, mas considero imprescindível o uso da foto no currículo de advogados.


De fato, se uma empresa cobra foto no currículo, essa é uma postura abusiva. Mas quando o próprio candidato opta, por si só, acrescentar uma foto sem seu currículo, ele pode, de fato, obter maior destaque.


Isso porque essa referência imagética provavelmente ajudará o contratante a lembrar quem é aquela pessoa e fazer a associação visual com as demais informações fornecidas e até mesmo a entrevista.


Caso opte por usar uma foto, coloque uma que seja condizente com a vaga, de preferência, que siga o padrão de 3x4. Frontal, bem iluminada, sem muitos acessórios e em um ambi- ente mais clean. O sorriso é muito bem aceito, embora não seja obrigatório.


DICAS BÔNUS


ESTRUTURA VISUAL


A estrutura visual de um currículo e do e-mail no qual você irá deixá-lo anexo importa muito. Portanto, se for inserir algum layout no arquivo, ele precisa ser simples, legível, sem muito estímulo de colorismo e, claro, que permita uma formatação organizada do texto.


Deixe as sessões bem-sinalizadas e os parágrafos bem estruturados em tamanho e quan- tidade de períodos. Ademais, em algumas circunstâncias, levar o currículo físico até o es- critório também é uma ação relevante e de destaque.


O QUE NÃO FAZER?


Algumas condutas devem ser evitadas no processo de candidatura a uma vaga de trabalho.


Hoje se tornou muito comum o envio de currículos via redes sociais, mas essa definitiva- mente não é a forma adequada de entrar em contato com o escritório/advogado para aná- lise do seu material. Busque canais mais profissionais, como o e-mail ou site.


Não envie apenas o arquivo. Justifique porque você está entrando em contato, porque de- cidiu se candidatar e, caso não more na mesma cidade da firma pretendida, explique como pensa em conduzir essa situação e quais são suas possibilidades e disponibilidade.


Agora que você aprendeu estratégias para montar um bom currículo, me diz nos comentá- rios: o seu já atende essas orientações ou você vai refazê-lo?


Aulas Gratuitas para otimizar sua carreira na advocacia


Construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório demanda de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de poten- cializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:




334 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page