top of page

Como vencer a procrastinação II

Atualizado: 19 de jul. de 2020



Oi, pessoal! Como vencer a procrastinação não é tarefa simples, decidi fazer uma continuação do post anterior. Se você ainda não leu, volte e leia o primeiro texto aqui: Como vencer a procrastinação?


Eu acredito muito no fato de vencermos a procrastinação através de planos e recompensas, como dito anteriormente.


Procrastinar significa o ato de adiar e quando estamos falando de concurso público, procrastinar o dia a dia de estudo significa indubitavelmente o adiamento da aprovação.


Em um longo caminho é difícil não ceder às tentações das gratificações instantâneas. Ao estudar você abre mão de lazer, tempo com família, amigos, maratonas de séries etc. No decorrer deste caminho aparecerão sentimentos como: “mas só hoje eu durmo até um pouco mais tarde, só hoje eu vou assistir esta série, só hoje eu vou fazer algo mais legal do que estudar...”.


Esse sentimento de “satisfação instantânea” não pode pilotar as nossas vidas, pois ele não tem memória do passado e nem pensa no futuro, mas tão somente naquele momento de diversão e comodidade.


Entrar nesse looping normalmente traz ansiedade e sensação de que o tempo está passando e você não está avançando. Não é isso que queremos!


Sim, estudar não é divertido todos os dias, existem dias bons e ruins, mas a aprovação é alcançada quando conseguimos adiar as recompensas instantâneas pelo projeto maior que é a aprovação, a conquista do seu sonho.


Quando conseguimos planejar e executar constantemente o que nos propomos significa que estamos no controle dos nossos desejos e emoções, conseguimos visualizar o quadro completo do que realmente desejamos para as nossas vidas.


Isso, com certeza, não significa deixar de viver. Eu acredito muito no equilíbrio pessoal, familiar, da saúde, mas as recompensas instantâneas devem ceder ao sonho. 


Enquanto você está na busca pelo seu objetivo, ceder à satisfação instantânea vem acompanhado de culpa, temor, ansiedade e até “ódio” de si mesmo. Você sabe que não deveria assistir um filme no horário em que se propôs a estudar, sabe que cinco minutos nas redes sociais rapidamente se transforam em trinta minutos ...


É fato que sabemos o que deveríamos estar fazendo, o que é difícil é: dia após dia e mais um dia tomar as decisões corretas para alcançar o plano final.


Ok! Dito tudo isso, como vencer a procrastinação?


Infelizmente não existe uma fórmula única e secreta, é necessário você se auto avaliar e perceber o que funciona com você, o que te mantém motivado, o que dia após dia te faz prosseguir.


Algumas ideias do que você pode tentar: meditação, divisão de tarefas (o conteúdo programático do edital é gigante e invencível, mas dividido e organizado se torna possível), não seja duro consigo mesmo, comemore as pequenas vitórias todos os dias e se recompense por elas.


Por fim, lembre-se sempre daquela frase “Daqui a um ano você vai desejar ter começado hoje”.


É claro, que podem acontecer mudanças no trajeto e, provavelmente acontecerão, mas estará tudo bem, porque você estará governando a sua vida, tendo certeza de que está fazendo o seu melhor.



Me segue lá no @patriciacpaulo para dicas diárias.

Até mais!


Leia mais Conteúdos da Colunista Patrícia:




306 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page