top of page

Como não desanimar ao longo do caminho?

Atualizado: 29 de set. de 2020



Oi, pessoal! Agora que vencemos a procrastinação – se não sabe do que estou falando, volte dois posts escritos por mim, é tempo de conversamos um pouquinho sobre DESÂNIMO.


A palavra desânimo significa: “característica de quem está desanimado, sem ânimo, ausência de entusiasmo, de vontade, de coragem”.


Você vai desanimar. É fato. Desculpem-me ser a mensageira de notícias ruins, mas mesmo a verdade mais dolorida deve ser dita.


Pois bem.

Quando falamos do estudo para concurso público é normal pensarmos em um longo período de dedicação e há momentos em que o estudo não “rende”, em que o edital não está lançado e acontece, sentimos o desânimo. 


Além disso, passam meses sem você ter efetivamente o resultado do seu esforço, o que pode gerar algum abatimento.


O que eu acho essencial é não deixar esse desânimo perdurar muito tempo. Sentiu? Acolhe o sentimento e pense no que pode te trazer um novo ânimo?


Todos somos seres humanos e não nos sentiremos bem 100% do tempo, isso só aconteceria se fossemos máquinas e mesmo máquinas precisam de reparação, descanso, etc.


É bom diferenciar ainda o desânimo do cansaço, o primeiro é uma desmotivação do seu objetivo, já o cansaço é físico ou mental. Identificado que é apenas um cansaço: descanse e faça isso sem culpa.


Quando este desânimo acontece comigo eu busco focar muito no meu objetivo e no porquê eu quero o que quero.


Acredito também que pequenas atitudes como um curso novo, um livro jurídico diferente ou até mesmo uns marcadores de texto podem ajudar a levantar o ânimo.


Você pode pensar também em maneiras de deixar o seu estudo melhor, mais dinâmico, se o foco tem sido somente a leitura de lei seca/doutrina, talvez seja interessante acrescentar uma videoaula para intercalar e dinamizar o seu estudo.


Tenha uma pessoa que seja seu incentivador, alguém com quem você possa contar e conversar para renovar as esperanças, mas tenha cuidado com essa escolha. A tendência do ser humano é de se aproximar de iguais, assim você tem que cuidar para não desabafar com uma pessoa que esteja tão desanimado quanto você e juntos desanimarem mais ainda, acontece.


Seja também essa pessoa que incentiva e renova os ânimos dos colegas concurseiros, não é uma jornada fácil, mas juntos é muito mais leve.


E você, tem alguma dica para vencer o desânimo? Lá no meu Instagram @patriciacpaulo falei um pouco sobre isso também, vou ficar muito feliz de você compartilhar alguma dica comigo.


Até mais!


P.s.: lembrando que um desânimo constante pode ser depressão, por isso sempre é bom estar atento e procurar ajuda médica ou psicológica 😉


Leia mais Conteúdos da Colunista Patrícia:



624 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page