top of page

Como lidar com imprevistos na advocacia?

Mesmo que a gente aja de forma estratégica e super organizada, não tem como se livrar de alguns imprevistos, afinal, nem tudo está sob nosso controle. Muitas práticas podem, de fato, evitá-los, mas vez ou outra é natural sermos pegos de surpresa por algum acontecimento.


Levando isso em consideração, é extremamente necessário avaliar a forma como você lida com imprevistos, pois eles não podem te desestabilizar.


Esses acontecimentos consomem um tempo que não estava programado, e se a reação frente a eles for de muito stress, o tempo comprometido pode aumentar ainda mais.


SUMÁRIO



3 pilares para lidar com imprevistos sem prejudicar sua advocacia


Saber lidar com os desafios, crises e fracassos pontuais que podem impactar sua carreira é fundamental para que você comece a desenvolver uma mentalidade mais estratégica.


A seguir, eu vou te mostrar como lidar com situações que fogem do seu controle na advocacia, os temidos: imprevistos!


Conhecimento


Quando se tem clareza sobre seu negócio e tudo aquilo que o integra, é mais fácil mapear quais pontos podem sair do seu controle.


É muito comum que, em um escritório, os advogados fiquem muito delimitados apenas às suas atividades, sem entender a forma que o escritório funciona como empresa.


Nesse cenário, quando um imprevisto acontece, há muita dificuldade em saber resolvê-lo, por isso é importante acompanhar de perto todos os setores de sua advocacia.


Dessa forma, será mais fácil perceber o que deve ser feito para solucionar determinados problemas, além disso, caso um colaborador, por algum motivo, não possa realizar determinada tarefa, você será capaz de fazê-la.


Planejamento


É preciso ter autonomia, dinamismo e capacidade para responder às incertezas que surgem durante o percurso. Se não há planejamento, você não tem um norte para seguir, o que gera impactos cada vez mais negativos ao seu negócio.


Mesmo para lidar com imprevistos é necessário ter um plano de ação, ter com o que ou com quem contar, principalmente se a sua equipe é reduzida.


Quanto mais demanda se tem e menos pessoas para cumpri-las, mais é importante adotar recursos e ferramentas capazes de tornar sua vida e sua advocacia mais fluida.


Tomada de decisões rápida


Saber avaliar diferentes contextos, oportunidades e situações para tomar decisões rápidas, que solucionem o problema em questão.


É natural que algumas situações causem maior desconforto e, com isso, tomar decisões pode ser difícil. É por este motivo que se for essa a ocasião, o que deve ocorrer, na verdade, é apenas a ação, pois as decisões precisam ser analisadas e feitas no estado de consciência plena.


Quando estamos “desconectados”, é simplesmente o momento de agir, já que não estamos em condições de pensar muito bem.


Tente imaginar as tarefas mais corriqueiras e deixar uma lista pronta de como elas poderão ser resolvidas caso você precise se ausentar por um determinado prazo. Com essa dinâmica, quando os imprevistos ocorrerem, não haverá grandes possibilidades de tornar o seu dia um caos, pois você já saberá como remanejar seus compromissos.


Dica bônus


Em seu planejamento semanal, crie um “dia do imprevisto”. É um dia da semana em que você não marcará nada. Não marcará atendimento, não planejará redigir um contrato; mas, claro, não dá para adivinhar em qual dia o imprevisto ocorrerá.


Essa é apenas uma opção para que você tenha um espaço na sua agenda para lidar com aquilo que não está programado. Caso nenhuma situação “te pegue de surpresa”, adiante os compromissos marcados para os dias posteriores.


Portanto, se você costuma ter dificuldade para lidar com aquilo que não esperava, tente organizar esses pilares na sua advocacia e utilizar a dica dada acima. Você separa um tempo em sua agenda para os imprevistos? Me conta nos comentários.


Gestão e Carreira na Advocacia: Aulas Gratuitas


Para construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório você precisará de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:





157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page