Advogados Planejam




Minha última palestra foi sobre um assunto que estou amando compartilhar: Gestão e Planejamento!


Eu fiz a palestra no Advogável Mundo Novo e ontem (domingo 17/11) eu fiz a mesma palestra em uma versão online com mais de 920 inscritos! Muita gente não é? Mas o assunto GESTÃO e PLANEJAMENTO são realmente muito importantes para todos que pretendem seguir uma carreira duradoura e lucrativa com a Advocacia!


A palestra online não ficou salva... Mas resolvi postar aqui no blog os 8 pontos fundamentais para um escritório/carreira bem estruturado e planejado.


Há 8 pontos que você precisa pensar, repensar e planejar antes de dar o seu primeiro "start" na advocacia! São os seguintes:


Sociedade:


Há pontos positivos e negativos em abrir um escritório em sociedade com alguém. Eu por anos advoguei sem sócio, apenas com associados, e hoje tenho um sócio.


A decisão deve ser baseada principalmente em 2 pontos importantes:


  • Sua personalidade em gerir e advogar; e

  • Sua admiração profissional pelo sócio.



Existem outras questões que devem ser aprofundadas nesse pensamento, mas com certeza é uma decisão que quando tomada, "voltar atrás" com as coisas em funcionamento, pode ser um verdadeiro incômodo.



Estrutura:

Quando falo de "estrutura" quero me referir desde o espaço que você pretende atuar, seja um escritório físico ou virtual (sim, você pode ter um escritório totalmente digital sem qualquer problema).


Falo também da estrutura necessária: contrato de locação (se for o caso), mobília... enfim!


Você precisa pensar na infraestrutura do seu negócio!



Reserva Financeira:

Alguém já te falou que abriu um escritório de advocacia e no primeiro mês faturou dinheiro suficiente para pagar todas as contas, despesas e ainda "sobrou" um dinheiro para uma viagem internacional? Provavelmente que não!


Escritórios de advocacia tendem ter retornos financeiros um pouco lento dependendo da área de atuação e planejamento de negócios. Por esse motivo é indispensável uma reserva financeira.


É necessário compreender como calcular tal reserva para que o seu negócio "não morra na praia"! Tempos difíceis poderão vir e você deve estar preparado!


Saiba calcular o quanto precisa ter guardado e tenha ao menos 1 opção de "solução rápida" de captação de dinheiro para que possa te auxiliar no pagamento das contas.



Gestão de Tempo:

O assunto "gestão de tempo" foi o que eu mais dediquei tempo falando! Gerir o tempo é verdadeiramente importante para quem quer alcançar objetivos concretos.


Vou dar aqui algumas dicas que podem mudar a forma como as horas passam no seu dia:


  • Faça listas! Liste sempre tudo que você precisa fazer! Até para que ao final do dia você possa fazer mentalmente um breve relatório do que fez naquele dia que te fará chegar mais perto dos seus objetivos. Com listas feitas você tende a ficar mais organizado e disciplinado! Além das listas é importante que você como para cada item uma:

  • Prioridade e Classificação: Cada item da sua lista precisa de uma prioridade e classificação. Existem dois métodos eficientes: A matriz de Eisenhower e a tríade ideal de Christian Barbosa. Eu gosto mais da Tríade, até porque o software que eu uso no meu escritório inclui tarefas justamente baseadas na Tríade ideal de (alta, média e baixa prioridade) que para Christian Barbosa classificaríamos como: tarefas importantes, urgentes e circunstanciais.


Existem diversos aplicativos e sites que podem te auxiliar demais com a gestão do seu dia a dia!



Precificação:


Que grande dor do jovem advogado: Saber o seu valor no mercado. Eu sei... já passei por isso, e criei um método meu de compreender não só o meu valor como também compreender o quanto o meu trabalho é importante para o cliente, chegando assim no "valor ideal.


Vou compartilhar aqui os pontos mais relevantes para alcançar o valor de honorários:


  • Saiba o passo a passo de tudo o que você precisará fazer para aquele clientes;

  • Veja quantas horas gastará em cada um dos passos relacionados;

  • Leve em consideração que "imprevistos" são mais comuns do que você pensa e eles acontecerão, sendo assim, considere algumas horas para os problemas que aparecerão;

  • Analise o ganho econômico do seu cliente com aquela demanda que você resolverá para ele!


Compreenda que no último item desta lista é onde você realmente "ganha dinheiro", os demais itens você apenas "paga as contas". Alerte para isso!



Reforço de marca:

Entenda: você é uma marca. Independe de onde você atua hoje (seja em um escritório como contratado, como associado ou no seu próprio escritório) você é uma marca importante que precisa ser cuidada e planejada.


Já colocou seu nome no google e viu o que aparece? Faça isso agora mesmo! Aqui vai uma sugestão de conteúdo que você pode ler e que vai te ajudar no início do seu reforço de marca:

Como as pessoas te encontram na interne?



Gestão Financeira:

A gestão financeira vai muito além de saber mexer no excel! Te decepcionei? Pois é... você precisa compreender o faturamento, as despesas, os investimentos e uma série de outros pontos importantes de quem faz a gestão de um negócio!


Sim, seu escritório é um negócio e precisa ter uma gestão saudável! Tão importante quanto escrever uma boa petição inicial é também importante você cuidar bem da administração.


Pense em como fará isso! Pense bem se você tem conhecimento necessário e como fará para conciliar a gestão financeira como a gestão dos clientes e processos.



Gestão de clientes e processos:

Eu que frequentemente estou presente em eventos de inovação na advocacia, recebo muitas perguntas sobre a minha opinião no que diz respeito ao futuro do profissional: Advogado.


Oras, aqueles advogados que trabalham como máquinas, serão certamente eliminados, entre ter uma máquina fazendo um serviço mecânico e um ser humano advogado fazendo o mesmo serviço mecânico: Eu prefiro a máquina, menos chances de erros e mais barata.


Agora há o olhar humano que jamais será substituído por uma máquina! Há um olhar, um jeito de pensar, uma raciocínio estratégico e inovador que os robôs não conseguirão nos imitar. Gente gosta de ser cuidada por gente, e se você é um advogado humano no trato dos seus clientes e demandas deles, você possivelmente terá uma jornada duradoura e lucrativa.



Bom! Aqui estão os 8 pontos mais relevantes para a gestão da sua carreira e escritório. Tantos seguidores me pediram para aprofundar ainda mais nesses assuntos que eu acabei criando um curso de "final de ano" para trabalhar na transformação de profissionais! Focando que 2020 será uma ano planejado e bem sucedido para diversos advogados!


Aqui está o link para que você compreenda melhor o curso: CURSO DE GESTÃO.


Eu espero que você tenha gostado do conteúdo! Não esquece de clicar aqui no coração para que eu saiba o tanto que você gostou das minhas dicas de gestão!


Até breve!

0 visualização

Rezende & Gonçalves Cursos Ltda. 

CNPJ 33.026.198/0001-31

Rua Rio Grande do Norte, n 1436, sala 1409 - Funcionários - Belo Horizonte/MG

apoio@marianagoncalves.com.br

Contato para suporte: (31)99928-7004

Ler políticas de troca, devolução e reembolso dos Cursos online