3 requisitos para decidir por um curso online



Quais são os requisitos para decidir por um curso online? Então, eu me baseio em três deles. Logo, vou compartilhar com você um pouco sobre cada um. Afinal, esse mercado cresceu muito em 2020 e a tendência é de continuar aumentando.


E justamente por causa de tamanha oferta, é importante ter alguns parâmetros de escolha. Desse modo, veja a seguir como está o EAD no Brasil. Bem como, quais são os meus critérios de decisão para me inscrever em algum curso.


Panorama sobre o mercado de cursos online


O início da educação a distância no Brasil, se deve a dois fatores. Assim, o primeiro deles é a tecnologia. Em seguida, o desenvolvimento das telecomunicações. Portanto, por meio de inovações digitais, mais pessoas são alcançadas.


No país, atualmente, esses cursos vêm marcando presença. Inclusive, não é só as grandes instituições que têm aderido à essa nova modalidade.


Os pequenos produtores de conteúdo também. Afinal, eles entenderam que é possível ter uma renda extra administrando seus próprios ensinamentos.


Requisitos para decidir por um curso online: EAD no Brasil


Em 2005, o número de inscritos em algum curso a distância era de 100 mil. Contudo, hoje, a estimativa é superior a 1 milhão de alunos. Ou seja, um crescimento de 1000% em um pouco mais de uma década.


Quais são os fatores que levam a essa expansão cada vez maior? Pois, confira a seguir alguns deles:


  • Fácil acesso à internet;

  • Mensalidade é menor do que a de um curso presencial;

  • Comodidade;

  • Aluno tem maior controle de quando, onde e como assistir às aulas.


Três requisitos para decidir por um curso online


A partir de agora, você vai acompanhar os parâmetros que mais levo em consideração. Portanto, entenda mais sobre cada um adiante.


1º - O curso está de acordo com meus objetivos?


Esse deve ser seu primeiro questionamento. Desse modo, precisa ser um ensino coerente com seus interesses.


Tanto em relação à vida profissional quanto pessoal. Por exemplo, eu ingressei em um curso do Murilo Gun. Então, para quem não o conhece, ele é palestrante e professor de criatividade. Além disso, é fundador da Keep Learning School.


Minha inscrição foi no workshop Cri Cri Cri. Também chamado de Criando Crianças Criativas. Logo, foi totalmente de acordo com o meu objetivo de vida. Pois, eu queria mudar meu filho, Marco Aurélio de escola.


Devido a metodologia de ensino. Então, eu precisava entender mais sobre isso antes de tomar uma decisão. Dessa maneira, fiz esse curso e foi maravilhoso.


Porque ensinou tudo que eu queria saber. De fato, estava de acordo com o que eu estava buscando naquele momento. Por isso, é fundamental ter alguns requisitos para decidir por um curso online.


2º - Seja crítico com o profissional escolhido


É muito importante que a pessoa disposta a ensinar, saiba o que está fazendo. Inclusive, que seja muito bom naquilo.


Hoje na internet, é comum encontrar cursos prometendo aumentar seu número de seguidores no Instagram. Ou, como expandir seu canal no YouTube. Enfim, todos eles, com o intuito de engajar mais pessoas.


Aí você entra no perfil do profissional que está oferecendo tudo aquilo. Contudo, há uma surpresa: ele tem uma conta pequena, com poucos seguidores.


Na área do direito acontece o mesmo tipo de propaganda enganosa. Ou seja, muitos pregando sobre como advogar, mas sem possuir sequer um escritório. Afinal, como instruir sobre gestão empresarial sem ter um negócio?


É essencial tomar cuidado e analisar bem antes de adquirir um curso. Assim, pesquise se aquela pessoa faz com excelência aquilo que ela está disposta a ensinar. Portanto, seja crítico. Pois, muitos caem no truque de um bom marketing.


3º - Pesquise materiais para avaliar o palestrante


Esse é um dos requisitos para decidir por um curso online mais importante para mim. Afinal, é o momento de saber mais sobre o professor. Por isso, eu vou em busca de vídeos dele nas redes sociais ou no YouTube.


Para analisar se aquela pessoa realmente tem competência para me ensinar. Além disso, conhecer a voz, como é a didática e a forma de se comunicar. Enfim, todos esses critérios são bem relevantes para mim.


Imagina ouvir alguém por 15 horas e não gostar do som da voz? Ou então, não agradar da entonação ou do próprio jeito de lecionar? Sem dúvida, são fatores decisivos na hora de me inscrever ou não em algum workshop.


Requisitos para decidir por um curso online: pós graduação


Nesse tipo de curso, já é um pouco diferente. Já que, não tem como você ter esses critérios em todos os professores. Logo, terão ali alguns que você não gosta e tudo bem. Aliás, isso é até natural.


Por fim, analise sua grade curricular


Fique atento às suas matérias para que elas correspondam aos seus objetivos. Por exemplo, você quer ser advogado de direito imobiliário com foco na esfera extrajudicial.


Não faz sentido ter 80% de conteúdos sobre demanda judicial. Por isso, analise bem. Pois, não é porque está escrito pós graduação de direito imobiliário que é tudo igual.


A oferta de ensinos pela internet é alta e pretende ser ainda maior. Então, tenha seus requisitos para decidir por um curso online preparado. A fim de que você tenha muito sucesso em sua jornada.


Veja mais no vídeo a seguir:



Posts recentes

Ver tudo