19 dicas que vão te ajudar a advogar em home office

Desde quando caiu a ficha de que o coronavírus estava aqui no Brasil, vários negócios fecharam suas portas para frear o contágio pelo vírus. E os escritórios de advocacia entram nessa lista.


Deixando de lado os prós e os contras de advogar em home office, a questão agora é de saúde pública. A recomendação é o isolamento social.


Para os advogados que não possuem um escritório com endereço fixo, trabalhar de casa já faz parte da rotina. No entanto, existem aqueles que gostam de ir até o escritório no centro da cidade e este isolamento está sendo um verdadeiro desafio - entediante, aliás.


Pode ser que você esteja se sentindo o advogado mais improdutivo do mundo jurídico. Mas, acredite, com um pouquinho de paciência e organização, você pode aproveitar muito bem este período em casa.


Veja só!


1. Mantenha-se otimista.

A história da humanidade foi marcada por outras epidemias, como a Peste Negra e a Varíola. Superamos todas e com o novo coronavírus não será diferente.


2. Organize o seu local de trabalho para este período.

Trabalhar no sofá ou na cama pode não ser muito produtivo. Separe um local adequado e bem iluminado para que você consiga desenvolver um bom trabalho.


3. Vista-se todos os dias.

Muitas pessoas se sentem bem trabalhando de pijama, mas pode ser que isso não funcione para você. Procure tomar um banho de manhã, se vestir e trabalhar.


4. Implemente uma rotina.

Ter uma rotina é fundamental para que você mantenha a sensação de produtividade. Separe um tempo para cada tarefa que você precisa cumprir e sintonize seus horários com a sua família.


5. Ouça músicas.

A música tem um poder incrível de estimular a nossa criatividade. Aproveite estes momentos para ter e anotar novas ideias para a sua advocacia.

6. Encontre boas ferramentas digitais para te ajudar.

Como o seu trabalho será remoto, você precisará de boas ferramentas digitais para te ajudar. Você encontra uma lista bem interessante com algumas delas clicando aqui.


7. Implemente um sistema de organização pessoal e do escritório.

Sua rotina está completamente diferente agora. Por isso, crie um sistema de organização pessoal e do escritório para este período.


8. Aproveite para esvaziar sua caixa de entrada de e-mails.

Este é o momento ideal para você zerar as centenas de mensagens não lidas da sua caixa de e-mails!


9. Aproveite para organizar seu computador.

Na correria do dia a dia, é normal acumular uma quantidade enorme de arquivos na área de trabalho do seu computador. Aproveite este tempo para organizar estes arquivos e também suas pastas. Isso irá ajudar muito na sua produtividade depois.


10. Cuidado com o fluxo de informações.

Neste momento em que todos estão em casa navegando pela internet, você irá se deparar com a oferta de muitos cursos, workshops, e-books, vídeos e outros materiais sobre algo que você queria aprender. Não abrace tudo de uma vez.


11. Defina prioridades.

Complementando a dica anterior, escolha algo interessante para aprender e que irá agregar valor à sua vida e carreira e defina algumas prioridades para tudo o que você pretende fazer nos próximos dias.


12. Monte um cronograma de estudos para as próximas semanas.

Com os prazos e audiências suspensos, pode ser interessante usar o tempo de sobra para estudar e se atualizar.


13. Coloque em dia suas leituras.

Além dos estudos e atualizações jurídicas, aproveite este tempo para ler sobre coisas alternativas, como empreendedorismo, marketing e tendências de mercado. Há vários portais sobre estes assuntos na internet.


14. Revise as suas metas de ano novo.

A maioria das pessoas vai perdendo o gás em seus projetos com o passar dos meses. Aproveite este momento para reviver e aquecer seus projetos e resoluções de ano novo!


15. Defina um objetivo para concluir durante o período de isolamento.

O que você tinha programado para concluir neste semestre? Neste período de isolamento, foque em pelo menos um objetivo e o conclua.


16. Dê uma volta pela casa para identificar algo que precisa ser feito.

Este é o momento ideal para fazer pequenos reparos na casa que você não tinha tempo para fazer.


17. Livre-se de jornais, revistas e livros desatualizados.

Aproveite o seu tempo em casa para organizar seus arquivos e estante de livros. Pode ser que tenha muita coisa que pode ser descartada ou doada.


18. Simplifique um pouco a sua vida.

Momentos de caos são uma oportunidade incrível para crescermos como pessoas e como sociedade. Aproveite para refletir o que é realmente importante para você e sua família.


19. Programe coisas novas para quando tudo voltar ao normal.

Como eu disse no começo, vamos superar o coronavírus. Procure trazer algo novo, não só para o escritório, mas também para a sua equipe, quando tudo voltar ao normal.


Muita dica para colocar em prática. Alguma delas te ajudou? Clica no coração abaixo caso sua resposta seja SIM!


Continue lendo nosso conteúdos sobre Home Office:

Como melhorar sua gestão home office?

3 dicas práticas para advogados em Home Office

Dicas para produzir conteúdo jurídico para internet.




392 visualizações